Advogado Cristiano Zanin sinaliza que se declarará impedido em casos envolvendo Lula no STF
Nos últimos dias, o advogado Cristiano Zanin tem indicado em conversas com senadores que pretende se declarar impedido de julgar processos relacionados ao presidente Lula e à operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF).
Essa informação foi compartilhada por Zanin durante uma reunião com o senador Alessandro Vieira (PSDB), que tem expressado oposição à indicação do advogado ao STF, alegando violação do critério da impessoalidade.
Vale ressaltar que Zanin foi o principal advogado de defesa de Lula durante a operação Lava Jato, desempenhando um papel de destaque também na campanha eleitoral de 2022.
Em teoria, o jurista deverá se declarar impedido de julgar qualquer processo no qual atuou como advogado. No entanto, em relação a outras ações, não há uma proibição expressa, embora haja divergências entre juristas sobre esse ponto.
Apesar da sinalização dada pelo advogado, os senadores prometem questioná-lo publicamente sobre esse assunto durante sua sabatina, que ocorrerá em 21 de junho. Até o momento, Zanin não se pronunciou sobre o tema quando procurado. As informações foram divulgadas na coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles.
0 Comentários