O prefeito de Itanagra, Marcus Sarmento (Avante), fez duras declarações durante entrevista ao programa É do Povo, na manhã desta terça-feira (10), ao comentar a situação financeira do município e sua pré-candidatura a deputado estadual. Em tom de desabafo, o gestor afirmou que herdou um passivo milionário, responsabilizou ex-prefeitos e criticou o silêncio da oposição sobre as dívidas históricas da cidade.
Ao falar sobre bloqueios judiciais nas contas da prefeitura, Sarmento disse que sempre evitou expor a situação publicamente, mas decidiu se manifestar diante da gravidade do cenário. “Eu nunca fui para internet para gravar vídeo sobre bloqueios de conta. Eu acho que se eu assumi a prefeitura, assumi o ônus e bônus, eu tinha que ser o gestor e resolver o problema. Então isso para mim nunca foi motivo de medo e sim de desafio. Desafio cada vez maior. Mas essa semana, semana passada, eu gravei o primeiro vídeo. Mostrando justamente isso que você falou. A prefeitura hoje deve cerca de 87 milhões de reais, computados e já executados para bloqueio. 33 milhões e o restante ainda por vir, dos ex-prefeitos, senhora Dania, Senhor Persídio e Senhor Didi”, disse Sarmento.
O prefeito afirmou que as dívidas decorrem de irregularidades no recolhimento de encargos patronais e relatou os impactos administrativos enfrentados pela gestão. “Justamente por não recolherem, todos os encargos devidos como padrão, como contratante, que era prefeitura. E em 2005, por causa desses débitos, eu sofri bloqueio em contas e números. E no final da semana passada, ou retrasada, a gente conseguiu sanar toda a parte financeira, salarial da prefeitura, que a gente teve dificuldade devido a esses bloqueios. Porém, mesmo com bloqueio, nunca vim na mídia me desculpar. Baixei minha cabeça e fui trabalhar. E nós conseguimos, era isso, atualizar todos os salários. De 100% da população Itanagrense”, afirmou o prefeito.
Em tom ainda mais crítico, Sarmento alertou a população sobre possíveis prejuízos previdenciários e responsabilizou diretamente os antigos gestores. “Mas eu quis fazer um desabafo. E já que você tocou nesse fato, população de Itanagra, procure saber como está a sua aposentadoria. Por que você vai ter dificuldade de se aposentar. E pergunte ao ex-prefeito, ou aos ex-prefeitos que eu levantei os três aqui. Nenhum dos três recolhia a parte patronal dos funcionários”, alertou o gestor municipal.
O prefeito também afirmou que o município está renegociando dívidas e criticou a postura de adversários políticos diante do caso. “Eu estou aderindo, hoje, mais um acordo com a Receita Federal. Estou aderindo, hoje, pela PEC-66, que foi aprovada a cerca de um mês atrás, dívidas de município. Para Marcus, agora, voltar a pagar todo o passivo desses ex-gestores que deveriam estar presos, mais o meu mensal. Financeiramente, é impossível com uma cidade que arrecada tão pouco igual a Itanagra. Mas eu queria muito que os vereadores de oposição, pergunte, vereadores de oposição, por que isso não é questionado? Por que essa dívida que está escrita no histórico da cidade, a dívida está lá, é aberta, transparente, só é checar no site da previdência. Por que ninguém fala o que esses ex-gestores fizeram com a cidade de Itanagra”, declarou.
Por fim, Sarmento afirmou que pretende deixar um legado político e administrativo no município, formando novas lideranças locais. “Então, em Itanagra, hoje, tem jovens que foram revelados na nossa gestão, tem jovens que foram capacitados na nossa gestão. Eu fiz questão de deixar pessoas prontas para poder fazer uma Itanagra diferente assim que eu saia do mandato”, finalizou o prefeito, em meio ao debate político que se intensifica com sua pré-candidatura a deputado estadual.
Fonte: Mais Região

0 Comentários