Uma tentativa de feminicídio chocou moradores de Itabuna na noite do último domingo (19). Joelma Vieira Santos, de 45 anos, sobreviveu após ser sequestrada, agredida e enterrada em uma cova rasa pelo ex-companheiro.

Segundo informações, Joelma e uma amiga foram abordadas por Carlos Alberto Almeida Vasconcelos enquanto se deslocavam do bairro Santo Antônio para o Centro. Armado com uma faca, ele ameaçou as mulheres, fazendo com que a amiga de Joelma fugisse.

Carlos Alberto levou Joelma à força para as margens da BR-101, próximo à estação de tratamento de água da EMASA, onde a agrediu violentamente, chegando a estrangulá-la com um golpe conhecido como “mata-leão”. Em seguida, amarrou uma corda no pescoço da vítima e a enterrou em uma cova rasa.

Após desmaiar, Joelma acordou dentro da cova e conseguiu sair sozinha. Ela buscou socorro na casa da mãe, que acionou a Polícia Militar e o SAMU. A vítima foi levada ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), onde permaneceu internada até a manhã desta terça-feira (21). Atualmente, ela se recupera em casa.

Em depoimento à Polícia Civil de Itabuna, Joelma relatou que manteve um relacionamento de 11 meses com Carlos, mas já estavam separados, e que o crime teria ocorrido porque ele não aceitava o fim da relação. Familiares informaram que o suspeito tem envolvimento com o tráfico de drogas, informação confirmada pela polícia local.

O caso está sendo investigado pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), em conjunto com a Delegacia de Homicídios.